quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Up! O crescimento econômico dePernambuco

O estado de Pernambuco se destaca no cenário nacional como o maior centro de investimento do Brasil. O crescimento atinge os setores da indústria, serviços, comércio, construção civil, tecnologia, educação. De acordo com o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco é a décima maior economia brasileira, com um PIB apresentando crescimento três vezes maior que o do território nacional.

O complexo de Suape representa um dos maiores investimentos em infraestrutura. Entre os anos de 2007 e 2010, estima-se que o complexo cresça três vezes mais que nos últimos 28 anos. Algo em torno de R$ 1,4 bilhões. O diretor-presidente de gestão fundiária e patrimonial de Suape, Inaldo Campelo, afirma que este ano os investimentos devem ultrapassar R$ 500 milhões. “São construções de novos cais, rodovias – mais de 80 quilômetros já asfaltados - , duas ferrovias, e atração de novos investidores”, conta.

Inaldo destacou que são 18 o número de investidores privados com plantas industriais já em andamento em Suape. Ele lembrou ainda que Pernambuco não resume-se apenas no complexo portuário. “O governo do estado trabalha na descentralização da economia. Exemplos como a implantação da fábrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão, da Perdigão, em Bom Conselho, e do polo farmacoquímico, no município de Goiana, entre outros”, comentou.

Segundo o diretor-presidente, o polo farmacoquímico de Goiana será uma nova Suape com a implantação de empresas como a Novartis, Hemobras e Lafepe. “Todo esse investimento gera emprego, riqueza e desenvolvimento social. Ninguém precisa sair do Nordeste para ir procurar emprego no Sul ou Sudeste”, disse.
Mesmo com todos esses investimentos Pernambuco ainda não dispõe de um progama de qualificação de mão de obra, e as empresas, ainda, exportam profissionais de diversas áreas de outros estados do sul e sudeste do pais.

Nenhum comentário: